AGRO RURAL: DOURADOS MS SEJA BEM VINDO

É grande a satisfação em recebermos em nosso blog, procuraremos sempre adicionar matérias técnicas direcionadas principalmente à medicina veterinária. Dicas e sugestões, estamos à disposição. TFA.

ASSUNTOS:

Abril 10:

-BOVINOS DE CORTE: DESMAMA EM BOVINOS

-GADO DE LEITE: CONTROLE E SECAGEM DAS VACAS.

- SUINOCULTURA: ORIENTAÇÕES EM CRIAÇÃO CAIPIRA

- SAIBA MAIS SOBRE A GRIPE H1N1

- CURTIMENTO DA PELE DE COELHO

- CRIAÇÃO DE COELHOS

- RAIVA OU BOTULISMO ?

- MANEJO DE OVINOS

Maio 10:

- CANA DE AÇUCAR: UMA ALTERNATIVA DE ALIMENTO PARA A SECA (EMBRAPA).

Julho 10:

- MORTALIDADE DE BOVINOS NO FRIO

Agosto 10:

- PICADA POR COBRAS: SINTOMAS E PRIMEIROS SOCORROS
- SABÃO CASEIRO













quarta-feira, 21 de abril de 2010

CRIAÇÃO DE COELHOS

Classificação Zoológica
Classificação filogenética: o coelho é um mamífero espécie Oryctolagus cuniculus.
A coelha é um animal que possuí um ciclo reprodutivo bem curto podendo cruzar novamente 4 dias após o parto. Todavia, este parto não deve ser utilizado, pois causará deficiências aos fetos que estão sendo gerados, assim como, aos filhotes que estão sendo amamentados concomitantemente. Podemos re-acasalar os reprodutores somente após o desmame dos filhotes, o que não deve acontecer antes que a ninhada tenha completado pelo menos 25 dias de idade. A gestação da coelha dura aproximadamente 30 dias, podendo parir, em média, 8 láparos (filhote do coelho até o desmame) por parto. Estas características são as responsáveis pela fama do coelho ser um animal extremamente prolífero. Outro fato que chama grande atenção para esta espécie é a sua grande capacidade de crescimento, atingindo o peso para o abate em aproximadamente 70 a 90 dias.
A carne deste animal apresenta um alto valor nutritivo quando comparada com a de outras espécies exploradas zootecnicamente. A carne de coelho apresenta um alto teor de proteínas e um baixo teor de gorduras.
% proteína % gordura
coelho 20,8 10,2
frango 20,0 11,0
boi 16,3 28,0
porco 11,9 45,0




O coelho apresenta outra grande vantagem, este animal pode ser explorado com a venda de sua pele, patas, cérebro, esterco, além de poder ser comercializado como animal de estimação.



Alimentação
Os coelhos são herbívoros e, por isso, se alimentam de vegetais como as forrageiras, (gramíneas e leguminosas) que podem ser: alfafa,... e outros vegetais como, folhas de goiabeira e bananeira. Além dos verdes (couve, cenouras), devemos fornecer-lhes também uma ração balanceada, com 15 % de proteína bruta, comendo o verde e a ração de maneira equilibrada.


Comedouros
Devem ser de fácil limpeza, feitos de materiais resistentes à ferrugem; com bordas dobradas para dentro a evitar que se espalhem os alimentos; posicionados de forma a não contaminar os alimentos com os dejetos; de tamanho que não permita que o animal entre nele; deve ser prático, permitindo o manuseio do lado de fora da gaiola e se possível automatizado.

Bebedouros
Comumente são utilizados os tipo vaso ou tipo "chupeta" (automático), pois evitam que os animais se banhem ou contaminem a água.
REPRODUÇÃO
Devemos colocar cada fêmea adulta em uma gaiola de reprodução, da qual só sai para ir à gaiola do macho acasalar. Os animais, tanto machos e fêmeas, estarão prontos para a reprodução aos 6 meses, em média.

Acasalamento natural
É onde se pega a fêmea com todo o cuidado e levamos à gaiola do macho. Este, a procura logo, montando-a. Devemos verificar se houve o acasalamento, o que notamos quando o macho, após uma série de movimentos de vai-e-vem, dá um salto para frente e, em geral, cai para um dos lados. Basta uma só cobertura, mas não há inconveniente que se realize uma logo após a primeira. Retiramos imediatamente a fêmea e levamos para a sua gaiola.

Acasalamento confinado
Este método não deve ser utilizado em criações comerciais, uma vez que não permite acompanhamento dos índices zootécnicos.
Coloca-se varias fêmeas na gaiola do macho por um dia, podendo-se identificar a prenhez após 15 dias através de apalpação.


Gestação - parto
Aconselha-se a apalpação após 15 dias da cobertura para se ter certeza da prenhez. 27 dias após o primeiro acasalamento colocamos um ninho dentro da gaiola, para que a fêmea tenha ali os seus filhotes. Pode ser um simples caixote de 50x30cm, e de preferência, com uma tampa. Sua parte da frente deve ser aberta, tendo apenas um parapeito de 15cm de altura para evitar que os láparos consigam sair dele, nos primeiros dias. O ninho deve ter uma camada de palha ou capim bem seco e cortado em pedaços de 10cm a 15cm no máximo, para evitar que os coelhinhos fiquem debaixo dele e não possam sair para mamar, morrendo de fome.
O parto ocorre 30 dias após o acasalamento. Na véspera ou no dia do parto, a coelha arranca os pêlos do peito e da barriga para agasalhar os filhotes e descobrir as mamas. Quando notarmos que o ninho está coberto por uma camada de pêlos e a coelha está calma é sinal de que o parto já terminou. Normalmente, ele ocorre à noite; Assim sendo, no dia seguinte pela manha, com as mãos lavadas apenas com água (nada de sabão, sabonete ou desinfetante) e com cuidado, afastamos os pêlos e em baixo dele encontramos os filhotes pelados e de olhos fechados, todos juntos. Devemos contá-los, retirar algum morto, raquítico ou deixando com a fêmea somente 8 láparos, porque ela tem 10 mamas, e as 2 peitorais, em geral, dão pouco leite. Os excedentes devem ser passados para outras coelhas que tenham ninhadas menores e da mesma idade .
O Médico veterinário Vili Schulz, orienta ainda aos criadores, para não deixar outros animais por perto, principalmente nos dias de parto, nem visitas de pessoas estranhas, pois a defesa da fêmea, muitas vezes é o sacrifício da prole.

Os láparos
Com 4 dias já possuem pêlos e com 12 abrem olhos; com 15 a 20 dias já saem do ninho e começam a comer mesma comida que a coelha. O ninho deve ser retirado no máximo, quando atingem 20 dias. As coelhas são boas criadeiras e, por isso, não devemos interferir, exceto quando os láparos começam a "chorar" dentro do ninho, o que significa que estão com fome, que a coelha não tem leite, tem pouco leite ou, então, por que abandonou o ninho. O fato de não vermos a coelha amamentar filhos, não significa que ela não o faça, pois as mamadas são ao anoitecer e pela madrugada.

Desmama
Deve ser feita com 35 dias, sendo os láparos separados da mãe. São, então, separados por sexo, e colocados em lotes de 6 em cada gaiola. As fêmeas podem permanecer até à época da reprodução, enquanto que os machos devem separados, individualmente, aos 4 meses, porque começam a brigar e suas brigas podem terminar em morte ou em castrações de uns pelos outros. Para que os machos possam permanecer juntos, após essa idade, devemos castrá-los.

Os coelhos machos e fêmeas estarão prontos para a reprodução a partir dos 5 meses de idade, lembrando-se que estes devem ser separados logo depois do acasalamento, afim de evitar brigas.
Manejo
O melhor é o uso de gaiolas de arame galvanizado, especiais para coelhos.

Essas gaiolas podem medir 80x60x45cm ou 60x60x45cm de altura e devem ser penduradas ou dispostas em pequenos galpões ou meias-águas ou galpões telados lateralmente, permitindo uma boa aeração (mas evitando os ventos que são nocivos), impedindo a entrada de animais estranhos à criação, a uma altura de 80cm do solo. Podemos cimentar ou não o piso, mas deixar sob as gaiolas, uma valeta de terra de 30/40cm de profundidade para que permaneça permeável à água. Nela cairão os detritos que devem ser retirados periodicamente e que podem ser aproveitados como esterco para plantas ou como substrato para a produção de húmus e minhocas. Dentro dessa valeta, podemos colocar uma camada de pedra britada, uma camada de carvão vegetal, e em cima uma camada de areia lavada.
A água deve ser fornecida à vontade através de bebedouros automáticos ou em bebedouros tipo vaso, já a ração deve ser fornecida de maneira controlada, com a utilização de comedouros semi-automáticos ou comedouros tipo vaso.

Posicionamento das gaiolas
- Individuais: colocadas em um só plano (andar), facilitam a inspeção, podem ser fixadas nas paredes, por outro lado, não se aproveita bem o espaço vertical do galpão.

- Sistema de Baterias: as instaladas em vários andares superpostas, aproveitando o espaço vertical. Não dever ter mais de três andares, sendo que as gaiolas devem possuir coletores, em declive, de dejetos dos animais.

- Sistema Californiano: as gaiolas são instaladas em andares, sendo que uma fica sobre as outras, em níveis diferentes.
OBS. Atualmente o único modelo utilizado é o individual, onde todas as gaiolas estão jno mesmo plano. Isto facilita a higienização e diminui a incidência de doenças entre os animais, além de facilitar a mão-de-obra.

Temperatura e Umidade
Para o bem estar dos animais seria bom que a temperatura interna do galpão se mantivessem estáveis, sem variações bruscas, para tal pode se fazer uso de isolantes térmicos, como isopor, vermiculite, etc. Um sistema de ventilação, seja natural ou forçada pode colaborar para a mantença de temperatura ideal, através de exaustores, ventiladores ou injetores de ar, sempre preservando baixo nível de ruído, pois o barulho estressa os animais.
A umidade deve ser alta, mas a temperatura não. O ideal seria uma temperatura entre 18 e 22 ºC e umidade de 70%.
Construções de madeiras, deve-se usar telhas de barro. Caso seja usada telha de amianto, forrar com isopor.
Cuidados
O principais cuidado é o sanitário, mantendo as instalações limpas, troca da água diariamente. 2 vezes ao ano usar vermífugos. Outras observações devem ser levadas em considerações, como manter altura de 80 cm do chão, sombra, no caso de usar telhas de amianto, forrar com isopor , e construçãodas instalações no sentido leste oeste.
Para a desinfecção dos galpões, principalmente do piso, utiliza-se a cal virgem (calhação), água sanitária, iodo, etc.
O Abate
O animal deve ser abatido com aproximadamente 70 dias. É aconselhável deixar o coelho 12 horas em jejum antes do abate.
Pele
Para retirada da pele, suspendemos o coelho pelas patas, de cabeça para baixo e cortamos sua cabeça, o que permite uma boa sangria, melhorando o aspecto e a qualidade da carne. Com uma faca bem afiada, fazemos um corte na pele, circundando as pernas traseiras, entre o pé e a perna. Depois, começando neste corte e pela parte interna das patas, fazemos um corte até a região anal, circundando os órgãos ano-genitais. (excluir: A mesma coisa é feita na outra perna). A seguir, com os dedos, vamos descolando a pele, que sai inteira, pela cabeça, como um suéter. Quando chegar às patas dianteiras, fazemos um corte circular, desprendendo a pele totalmente, saindo ela fechada, em forma de luva ou bolsa.

Evisceração
Para limpar o coelho, extraindo suas vísceras, fazemos um corte pela linha mediana, indo desde o pescoço até o ânus. Aberto o tórax e a barriga, deles retiramos todas as vísceras deixando a carcaça limpa, a qual deve ser lavada em água fria e colocada na geladeira ou câmara de refrigeração. É preciso cuidar para não perfurar os intestinos, estômago ou a vesícula biliar para que não haja prejuízo à qualidade da carcaça.
Cortes mais usados
O coelho pode ser preparado inteiro ou em pedaços. Neste caso, pode ser dividido em 9 partes: patas dianteiras, patas traseiras, coxas e lombo dividido em 3 partes.
Raças
Embora existam muitas raças, separa-se conforme o objetivo da criação: carne, pele, lã ou filhotes (pet).
Características das principais raças:


NOVA ZELÂNDIA BRANCO
• Padrão da Raça
País de origem: USA - raça média para carne
Idade adulto: 5 meses
Peso mínimo: 4 kg
Peso ideal: 4,5 kg
Peso máximo: 5 kg
CONFORMAÇÃO:
Cabeça: De tamanho regular em proporção ao corpo. O macho apresenta perfil arredondado e a fêmea perfil afilado. Pescoço praticamente invisível.
Olhos: São despigmentados (róseos).Orelhas: Tamanho pequeno em proporção ao corpo, carnuda, comprimento máximo de 12,5 cm. Quanto mais curtas melhor. O formato é arredondado.
Tronco: Cilíndrico, lombo bem desenvolvido.
Quarto posterior: Forma arredondada, musculatura bem desenvolvida, sem depressões.
Cauda: Inserção vertical, colocada ao quarto posterior.
Membros: Bem aprumados, bem proporcionados, sendo mais fortes no macho.
Unhas: Brancas (despigmentadas).
Coloração da pele: Branco puro.



• BORBOLETA
• Padrão da Raça
País de origem: França - Standard desde 1890.
Idade adulto:
Peso mínimo: 5,5 kg
Peso ideal:
Peso máximo: machos 6,5kg / fêmeas 7kg
CONFORMAÇÃO:
Tipo: Tamanho grande, robusto e bem proporcionado.
Cabeça: Maior e mais larga no macho.
Olhos: Um anel colorido circulando os olhos. Abertos, vivos, de cor negra ou castanha conforme pelagem.
• Orelhas: Inteiramente coloridas. Robustas, largas e peludas, retas e ligeiramente afastadas nas extremidades, comprimento 17 cm e deve ser proporcional ao corpo. Comprimento mínimo 62 cm - ideal 66 cm.
Papada: Nula no macho e bem desenvolvida na fêmea.
Nuca: Bastante forte, peito largo, musculoso e bem equilibrado.
Espáduas e pernas anteriores: Bem musculosas.
Dorso: Uma linha colorida que começa na altura da orelha e termina na cauda. É ligeiramente convexa e termina por uma garupa cheia.
Lombo: Bem cheios e cochas bem carnudas.
Patas: Bastante fortes e desenvolvidas. As dianteiras pousando ligeiramente no solo enquanto as traseiras devem estar bem apoiadas no mesmo.
Cor: O forro é branco.
Unhas: Não pigmentadas, marcas coloridas.
Marcando nariz: É formado por 3 manchas - uma de cada lado do focinho e uma sobre o nariz, que junta às outras, dando ao conjunto, a forma de uma borboleta (o queixo é colorido).
Bochechas: Duas marcas em forma de pinta que se destacam um pouco abaixo dos olhos.
Flanco: Quarto traseiro é coberto de numerosas manchas coloridas.


CHINCHILA
• Padrão da Raça
País de origem: Alemanha - raça média para carne e pele.
Idade adulto: 5 meses
Peso mínimo: 4 kg
Peso ideal: 4,5 kg
Peso máximo: 5 kg
CONFORMAÇÃO:
Cabeça: De tamanho regular em proporção ao corpo. O macho apresenta perfil arredondado e a fêmea, perfil afilado.
Olhos: De coloração castanha, dando-se a preferência ao castanho escuro.
• Orelhas: Tamanho médio em proporção ao corpo apresentando, na porção terminal do borde anterior, uma ligeira depressão. Comprimento de 12 cm.
• Tronco: Cilíndrico, comprimento e o lombo bem desenvolvido.
Quarto superior: De forma arredondada, com musculatura bem desenvolvida.
Cauda: Inserção vertical, colocada ao quarto posterior.
Membros: Bem aprumados, bem proporcionados, sendo mais fortes no macho.
Unhas: De coloração escura.
Coloração da pele: O pelo é constituído de três cores: base cinzenta, médio branca e a ponta preta, que dá a impressão de um conjunto cinzento, mais claro ou mais escuro. As orelhas apresentam bordas de coloração preta. Ao redor dos olhos, os flancos, ventre, parte inferior da cauda, cor cinza mais clara. A parte superior da cauda é preta.
Nunca apresenta uma cunha nítida, de coloração cinza clara, curta de preferência, não devendo ultrapassar as espátulas.





GIGANTE DE BOUSCAT

• Padrão da Raça

• País de origem: França
Idade adulto: 5 meses
Peso mínimo: 5 kg
Peso ideal:
Peso máximo: 7 kg
CONFORMAÇÃO:
Cabeça: Nos machos bem desenvolvidas sempre em harmonia com a proporção do corpo do animal, nas fêmeas, mais afiladas, com a delicadeza dos traços (características das fêmeas).
• Olhos: Completamente despigmentados (mais brilhantes), próprios dos albinos, apresentam a íris cor-de-rosa.Orelhas: São robustas, aveludas, bem plantadas e em forma de V. Na parte mediana, larga em forma colher, a ponta arredondada, mínimo de 15 cm, proporcional a um animal de 7 kg de bom comprimento, deverão ter de 18 a 19 cm.
Tronco: Robusto, elegante, musculoso, comprido e firme.
Quarto posterior: Com ossatura leve para um gigante, envolvido por camada de pele e músculos.
Cauda: Inserção vertical.
Papada: Nula nos machos e desenvolvida nas fêmeas.
Membros: Bem desenvolvidos, com aprumo e robustos.
Unhas: Brancas de tamanho proporcional.
Cor do pêlo: Branco-neve.
Pelagem: Densa, pelo fino, delicado e lustroso, deve voltar rapidamente a posição normal quando tocado ao contrário.

Principais índices zootécnicos

especificação unidade esperado
idade 1º cobert. Fêmea meses 5 a 6
idade 1º cobert. Macho meses 6 a 7
partos/ano nº 5
láparos / parto cabeça 8
láparos / desmamados cabeça 6
idade desmama dias 20 a 35
1° cobertura pós parto dias 25 a 50
idade ao abate dias 70 a 80
peso ao abate kg 2
taxa reposição % 1%
fertilidade % 90
relaç. macho fêmea nº 1 para 10
conversão alimentar ração / peso 3,25
peso carcaça kg 1,6