AGRO RURAL: DOURADOS MS SEJA BEM VINDO

É grande a satisfação em recebermos em nosso blog, procuraremos sempre adicionar matérias técnicas direcionadas principalmente à medicina veterinária. Dicas e sugestões, estamos à disposição. TFA.

ASSUNTOS:

Abril 10:

-BOVINOS DE CORTE: DESMAMA EM BOVINOS

-GADO DE LEITE: CONTROLE E SECAGEM DAS VACAS.

- SUINOCULTURA: ORIENTAÇÕES EM CRIAÇÃO CAIPIRA

- SAIBA MAIS SOBRE A GRIPE H1N1

- CURTIMENTO DA PELE DE COELHO

- CRIAÇÃO DE COELHOS

- RAIVA OU BOTULISMO ?

- MANEJO DE OVINOS

Maio 10:

- CANA DE AÇUCAR: UMA ALTERNATIVA DE ALIMENTO PARA A SECA (EMBRAPA).

Julho 10:

- MORTALIDADE DE BOVINOS NO FRIO

Agosto 10:

- PICADA POR COBRAS: SINTOMAS E PRIMEIROS SOCORROS
- SABÃO CASEIRO













domingo, 25 de abril de 2010

GADO DE LEITE - CONTROLE E SECAGEM DAS VACAS



GADO LEITEIRO


O DIÁRIO MS entrou em contato com o médico veterinário Vili Schulz para dar uma explicação referente ao controle e secagem de vacas leiteiras.
Segundo vili, o controle leiteiro é muito importante em uma propriedade leiteira, pois através desta estimativa de produtividade é que adotamos algumas medidas de manejo, entre as quais podemos destacar:
1- O fornecimento de ração/concentrado deve ser em maior quantia em vacas que possuem maior produção de leite, devem ser tratadas individualmente, ou tratadas com lotes de mesma produção. Uma opção é colocar um colar de cores variadas para cada nível de produção, por exemplo, colar vermelho significa “X” kg de ração, a de verde “Y” kg e assim por diante.
2 – Através das informações de produção podemos avaliar o potencial genético das vacas, podendo escolher cruzamentos que possam melhorar o rebanho, e descartar aquelas que não satisfazem.
3 – Outro benefício do controle é a questão comercial, onde touros ou sêmen devidamente selecionados e aprovados, possam render bons frutos à propriedade.
4 – Programação de “fluxo de caixa”, que é nada mais nada menos que saber quanto vai poder gastar, pois terá uma previsão de receita.

COMO REALIZAR O CONTROLE:
• A pesagem do leite deve ser em média mensal ( 15 a 45 dias ).
• Devem ser realizados conforme o sistema da propriedade ( uma, duas, ou três ordenhas diárias).
• Sempre, de preferência, ser feito pelo mesmo ordenhador.
• Sempre iniciar o controle através da vacas recém paridas ( 5 a 45 dias após parto), e acompanhadas até término da lactação.
• Identificar os animais através de numeração à fogo, brincos, tatuagens, etc.
• As vacas de controle devem ser ordenhadas aleatoriamente, sem preferência pelo início ou fim da ordenha.
• Deve ser retirado todo o leite possível, não devendo ser deixado nada para o bezerro.
• Pode-se escolher melhor data para o período de lactação ao escolher a data da cobertura ou inseminação artificial.

SECAGEM DAS VACAS LEITEIRAS
Secar uma vaca, significa interromper a lactação, fazendo com que a mesma pare de dar leite.
Alêm das anotações de cobertura ou inseminação e data de parição, Vili diz que o produtor deve se atentar para a data de fim da lactação, que é de 60 dias antes da parição (aos 7 meses de gestação), ou antes se a produção for muito baixa, abortos, ou doenças.
Os benefícios da “secagem” das vacas podemos destacar:
- Recuperação dos tecidos secretores de leite.
- Formação do colostro, que é o primeiro meio de imunização que recebe o bezerro.
- É no final da gestação que o bezerro totaliza sua formação, exigindo muito da alimentação da vaca.



COMO FAZER A SECAGEM:

É fácil realizar a secagem de uma vaca, pois alterando drásticamente os fatores que influenciam na produção de leite, é que tem-se o resultado esperado, como por exemplo, presença do bezerro, presença de outras vacas em lactação, proximidade ao local de ordenha, cheiro da ração ou silagem, etc.


Deve-se proceder da seguinte maneira:
Verificar se a vaca apresenta mastite, até mesmo a sub clínica deve ser observada através do Teste de C.M.T. ( Califórnia Mastite Teste) ou do caneco de fundo preto e caso a mastite se confirme, realizar o tratamento da mesma, e não realizar a secagem.

Ao optar pela secagem e obedecer o procedimento inicial, o ordenhador deve esgotar bem os tetos, e introduzir um antibiótico de longa ação que é próprio para este período de secagem como por exemplo cefalexina benzatina ( Ubersec®) em cada um dos tetos. Depois deste procedimento, levar a vaca à um local com menos oferta de capim, onde esteja longe do estábulo ou local de ordenha, não fornecer ração. O fornecimento de água deve ser a vontade.
Não ordenhar mais, a formação de leite é normal, e o organismo reabsorverá este leite formado. Caso esteja bem vermelho e inchado, a mesma deverá ser tratada ( mastite ) e depois aplicação de antibiótico de longa ação.
Após 2 semanas a vaca não produzirá mais leite, e depois disso poderá receber alimentação adequada para o término da gestação.
O médico veterinário Vili Schulz infatiza que nos dias de recessão econômica, o uso de técnicas é primordial para obter maior produção e lucratividade na propriedade num mesmo espaço de tempo.